Pular para o conteúdo principal

Determinismo Psíquico (causalidade psíquica)

Desde Freud, sabemos que em nossa mente todos os eventos psíquicos estão estritamente conectados, ou seja, não existe descontinuidade na vida emocional.  Cada evento psíquico é determinado por algum outro que o precedeu. É exatamente por saber disso que quando um paciente se apresenta com uma determinada queixa a pergunta que deve ser respondida mais cedo ou mais tarde é “o que provocou este sintoma?”
Esta pergunta é feita porque temos certeza de que existe uma resposta para ela. Por isso, em psicanálise acredita-se na causalidade psíquica, ou seja, sabe-se que um determinado sintoma foi caudado por um desejo ou intenção da pessoa envolvida. É exatamente por este motivo que sempre se procura a responsabilidade da pessoa naquilo que ela se queixa.
No entanto, achar essas causas “escondidas” não é tarefa muito fácil. Apesar das inúmeras dificuldades que vão se interpondo no caminho até a compreensão deste fato, é essencial quando se começa a trabalhar com a psicanálise. Por este motivo, nenhum evento psíquico, nem um sonho, nem mesmo um ato falho é destituído de significado.
Contudo, a conexão entre estes fenômenos, embora sejam demonstráveis, não são conscientes para as pessoas. É exatamente por serem desconhecidos que são chamados de inconscientes. E é no processo de análise que estes eventos se tornam conscientes.

Para mais informação leia:
Brenner, C. (1987). Noções básicas de psicanálise: Introdução à Psicologia Psicanalítica (A. M. Spira, Trad.). Rio de Janeiro: Imago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ah o amor... Sempre renovando o melhor de nós!

Abuso sexual infantil

O segredo   Aprendendo a lidar com o abuso sexual   Nara é uma menina que sofre abuso sexual e tem que lidar com este terrível segredo. Este desenho é um episódio da série de animação japonesa “Os pássaros e as Abelhas” que mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo este tipo de violência. Um desenho emocionante que vale a pena assistir! Se você sabe ou DESCONFIA de algum abuso sexual – Denuncie – Disque 100